Servidores de Canelinha passarão a receber salários até o quinto dia útil a partir de setembro

A partir de setembro deste ano, os servidores municipais de Canelinha terão a folha de pagamento depositada até o quinto dia útil do mês seguinte. Os primeiros vencimentos pagos na nova data estarão na conta dos funcionários até dia 07 de outubro. Atualmente, os servidores municipais recebem entre os dias 20 a 25.

Segundo o responsável pelo setor de Recursos Humanos, Ademir Daroci Júnior, a mudança se deve a implantação do eSocial, sistema informatizado da administração pública exigido por lei federal. A nova ferramenta requer informações das prefeituras em tempo real, o que torna impraticável o pagamento de salários antes do fim do mês. “Estamos alertando os funcionários para que organizem os seus gastos pessoais e evitem transtornos com a alteração na data do pagamento do salário, ressaltando que o mês de setembro será pago em outubro”, alerta o responsável pelo setor de Recursos Humanos, Ademir Daroci Júnior.

O que é o eSocial?

O eSocial veio para simplificar a vida dos profissionais de contabilidade.

É um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.

Trata-se de uma unificação das informações trabalhistas. Com o envio dessas informações, de forma gradativa, serão substituídas 15 obrigações legais que atualmente são obrigatórias para as empresas. Através de apenas uma declaração, todas as quatro entidades do governo – CEF, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Secretaria da Previdência Social, que antes recebiam em inúmeras obrigações diferentes os mesmos dados, receberão tudo de uma só vez.