Canelinha realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso

A Prefeitura de Canelinha, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizaram nesta quarta-feira (20), no Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Participaram do evento o prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler, a secretária de assistência social, Maria Bernardete Trainotti Orsi, a secretária municipal de saúde, Maria Jucélia Grippa Sousa, o vereador Adair da Conceição Lopes Filho, a Assessora de Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Vânia Fátima Guareski Souto, e representantes dos grupos de idosos do município.

Em seu discurso, o prefeito Moacir Montibeler, declarou que o evento é de grande importância para a comunidade, pois, além do suporte da família, o idoso precisa da atenção do poder público através das políticas públicas.

Com o tema “Os Desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento iniciou com a leitura dos quatro eixos temáticos da conferência:

I – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Na oportunidade, a Assessora de Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Vânia Fátima Guareski Souto, palestrou oportunizando um debate sobre todas as mudanças sociais e os direitos dos idosos.

Na ocasião, foi realizada a eleição dos delegados estaduais que representarão o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, onde as representantes serão:

– Governamental:

1ª titular – Marili Miqueli

2ª titular – Maria Bernardete Trainotti Orsi

– Não Governamental:

1ª titular – Dijanira de Moraes

2ª titular – Tereza Tomazia.

Ao final do evento, os participantes receberam materiais informativos doados pela Secretaria Estadual de Assistência Social. A conferência teve como objetivo principal discutir as temáticas referentes aos direitos do idoso, o enfrentamento da violação destes direitos e o papel dos conselhos na gestão e implantação de políticas públicas.