Reforma da Casa de Santana: O que está sendo feito para preservar esse patrimônio

A Prefeitura de Canelinha retomou no início de janeiro as obras da reforma da Casa de Santana, na Avenida Joaquim José de Santana, no centro. A ordem de serviço foi assinada no dia 25 de outubro de 2017, com investimentos oriundos de recursos próprios na ordem de R$137.283,22, sendo executada pela Construtora WDD Ltda.

Seguindo os desenhos e detalhes do projeto original, a reforma contempla cobertura, revestimentos, pavimentação do interior do casarão, inclusive no sótão, esquadrias, pintura, imunização, acabamentos e serviços diversos.

Durante esta semana, a equipe realizou testes de cores da tinta que dará vida novamente ao patrimônio histórico.
As fachadas do casarão estão sendo mantidas em respeito à arquitetura da época, originais de 1902, como forma de manter viva a história de uma construção tão importante para o município.

A proposta do prefeito Moacir Montibeler é de transformar a Casa de Santana em um museu, recebendo exposições e sediando eventos culturais, sendo ela uma construção que integrará o parque municipal, meta futura da atual gestão.