Concurso premia melhores receitas e valoriza papel das merendeiras das creches e escolas municipais
Na tarde desta terça-feira (16), a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, com apoio da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, realizaram o 1° Concurso de Receitas da Alimentação Escolar de Canelinha no auditório do Centro de Arte e Educação.
Participaram do evento o prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama Marise de Moraes Montibeler, a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, a secretária executiva dos conselhos, Tânia Regina Soares, a nutricionista Daniela Platchek, a fotógrafa da EPAGRI, Aires Mariga, e as extensionistas Marta Correa e Claudezia Furlan, diretoras, professoras e os alunos da 5ª séria da E.B.M. Prof. Mª. de Lourdes Nicolau Zimmermann.
Participaram do concurso seis merendeiras com sete receitas:
– Ariana dos Santos Pereira, da Escola E.B.M. Cobre, com receita da torta de legumes e frango com massa de arroz;
– Celeci de Oliveira, da Creche Tereza Dal’lagnolo Anzini (Moura), com a receita da cuca de farofa;
– Evaldina Pereira Garcia, da Creche Tereza Dal’lagnolo Anzini (Moura), com a receita do pastelão de legumes;
– Gerusa Adriana Nobre, da Escola E.B.M. Prof. Mª. de Lourdes Nicolau Zimmermann (Centro), com a receita salgada do suflê de cascas de legumes e a receita doce do bolo mulatinho (bolo de feijão);
– Jandira da Conceição, da Escola E.B.M. Cobre, com receita da cuca de nata e maça;
– Maria Lucia de Souza, da Creche Dona Osvaldina de Souza Orlandi (Índia), com a receita da pizza de arroz.
Para avaliar as receitas foram convidados o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando de Souza, o secretário de agricultura, Thiago Vinícius Leal, a coordenadora de cultura, Jô Fornari, a coordenadora da Biblioteca Municipal, Eliane Dell Antonio, a Presidente do Conselho da Alimentação Escolar, Ana Paula Silva, a Presidente da APP da Escola B. M. Maria de Lourdes Nicolau Zimermamm, Márcia Baraúna, e a nutricionista Jesiani Giacomossi.
A premiação foi realizada ao fim do concurso, onde todas as merendeiras receberam um prêmio de participação. As três primeiras colocadas e suas seguintes premiações foram:
– 1ª colocada – prêmio um forno elétrico: Ariana dos Santos Pereira com a torta de legumes e frango com massa de arroz;
– 2ª colocada – prêmio uma batedeira planetária: Maria Lucia de Souza com a pizza de arroz;
– 3ª colocada – prêmio um liquidificador: Gerusa Adriana Nobre, com a receita salgada do suflê de cascas de legumes.
O concurso teve como objetivo incentivar a elaboração de novas receitas para integrarem o cardápio das unidades escolares e valorizar o trabalho das merendeiras, executado com tanta dedicação e talento nas escolas do município.