Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha realizará 1º passeio ciclístico Pedalando pela Vida em outubro

Doar sangue é um ato de solidariedade. Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas adultas e até 10 crianças. Pensando nisso, a Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, em parceria com o Hemosc, realizará o 1º passeio ciclístico Pedalando pela Vida – Ser um herói está no sangue.

Segundo a diretora da Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, Vanderléia Rosa, e a coordenadora de atendimentos, Noezi Pereira, que tiveram a iniciativa de organizar o evento no município, o passeio ciclístico tem como objetivo incentivar a população a doar sangue, sendo que os estoques do Hemosc estão em baixa.

O 1º Pedalando pela Vida de Canelinha será realizado no dia 06 de outubro, com saída às 15h em frente ao Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz, passando pela Ponte Deputado Walter Gomes (sentido Fazenda Vitória), pela Rua Otílio Furtado (bairro Papagaios) até a Ponte Lucas Orsi (ponte nova) e pela Rua Justino Batista Pereira, retornando ao local da largada, onde os participantes receberão lanche.

Toda a população poderá participar.

As inscrições serão feitas de duas formas:

– doadores: apresentando o comprovante de doação de sangue na Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha ou encaminhar para o WhatsApp (48) 99143.8175 até o dia 21 de setembro. Os 150 primeiros inscritos ganharão uma camiseta personalizada de ciclismo.

– não doadores: as inscrições poderão ser feitas na Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, pelo WhatsApp (48) 99143.8175 ou no dia do evento até ás 14h. O não doador deverá levar 1kg de alimento não perecível para retirar a sua camiseta no dia do evento.

No local haverá diversas atividades como aferição de pressão arterial, orientações de uma vida saudável, recreações para as crianças e muito mais!

Sobre a doação de sangue

O que é necessário para doar:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.;

• Ter repousado bem na noite antes da doação;

• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.