Secretaria de Saúde de Canelinha intensifica orientações ao combate da tuberculose nos bairros

Desde o dia 24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, em parceria com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família, estão realizando orientações sobre o assunto nas Unidades de Saúde do município.

 

Já foram realizadas orientações nos bairros Moura, Gavião e Cobre. Durante esta semana estão previstas nos bairros Galera, Índia e Centro, sendo na próxima semana no bairro Papagaios.

 

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria transmitida por via respiratória, através da tosse, e atinge principalmente o pulmão, mas também pode atingir outros órgãos como fígado e ossos. Os sintomas mais comuns são tosse por mais de duas semanas, falta de apetite, emagrecimento, febre, principalmente no final do dia, e suor noturno.

 

Orientamos que todas as pessoas que estiverem com tosse a mais de duas semanas, com presença de secreção, com os sintomas citados ou contato com pessoa com tuberculose, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação do profissional de saúde e solicitação do exame de BAAR (exame da Tuberculose).

 

A tuberculose é uma doença considerada mundialmente um problema de saúde pública e está presente em nosso município, onde temos cinco casos em tratamento e dois casos fazendo quimioprofilaxia – este último são duas crianças tomando a medicação para a prevenção da doença, pois tem a bactéria no corpo, mas ainda não adoeceu. “Acreditamos que temos mais casos, por isso a importância desta orientação, da busca ativa e a orientação realizada pelos profissionais de saúde”, ressalta a secretária de Saúde, Neli Ferreira.