Programa Óleo do Futuro incentiva reciclagem do óleo de cozinha usado

A Prefeitura de Canelinha, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte iniciaram neste mês de abril nas escolas e creches do município o Programa “Óleo do Futuro”.

A campanha tem como objetivo incentivar os pais dos alunos a reciclar o óleo de cozinha saturado (utilizado), pois o produto é muito agressivo ao meio ambiente. O óleo é um material que, quando descartado incorretamente, além de contaminar o solo e a água, ainda causa mau cheiro e entope a tubulação de esgoto doméstico, além de ser atrativo de ratos e baratas; e quando chega aos rios, sem tratamento, prejudica a vida aquática.

O que fazer para participar?

1 – Com a ajuda de um funil, coloque o óleo utilizado (já resfriado) em uma embalagem PET de dois litros, bem fechada, evitando vazamento. Nunca coloque o óleo quente, pois ele derrete o recipiente.

2 – Leve até um dos pontos de coleta.

3 – Na caixa coletora, deixar a garrafa inteira fechada com óleo. Não precisa despejar.

Pontos de Coleta:

Creche Dona Osvaldina Souza Orlandi (Índia)

Creche Durvalina Venier Serpa (Porto da Galera)

Escola E.B.M. Hermínia Alves Reis (Areão)

Escola E.E.M. Bartolomeu da Silva (Moura)

Escola E.B.M. Senador Francisco Benjamim Gallotti (Galera)

Escola E.B.M. Prof. Maria de Lourdes N. Zimmermann (Centro)

Escola E.B.M. Cobre

O óleo de cozinha usado pode ser reciclado e transformado em vários produtos como sabão em barra, detergente, glicerina e até mesmo biodiesel.