Empresa instalada em Canelinha gerou cerca de 250 vagas de emprego e movimentou a economia em 2017

Através do Programa Municipal de Emprego e Renda – Promover, foi gerado 248 novas vagas de emprego na Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda., empresa instalada em Canelinha no final de julho, sendo 158 vagas diretas e 90 indiretas. Segundo o diretor da empresa, Alyson Manoel Atanázio dos Santos, entre salários, horas extras, férias e 13º salário, foi pago aproximadamente R$ 950 mil, refletindo na economia local, além do faturamento de mais de R$ 10 milhões, gerando impostos para o município.

A empresa iniciou a produção em julho de 2017 com 5.122 pares e, atualmente a empresa produz em média de 60.000 a 70.000 pares. Os meses de maior produção foram outubro e novembro com 77.698 pares e 61.968 pares, respectivamente. Desde a instalação, já foram produzidos 286.437 pares de calçados, sendo exportados para países como Argentina, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Arábia Saudita, Porto Rico e Paquistão.

A previsão é que seja ampliada a empresa, e que haja mais contratações ao longo do ano. Por outro lado, a Administração Municipal continua em busca de novas empresas a se instalarem em Canelinha através do Promover.

Conheça o PROMOVER

Em 18 de dezembro de 1990, foi criada pelo atual, e então prefeito, Moacir Montibeler, a Lei Municipal nº 1036/1990 de incentivo às empresas. Com base nesta lei, em 12 de novembro de 1991 foi concedido um terreno municipal para a empresa do ramo têxtil Buettner S.A. gerando centenas de empregos.

Em 1997, ampliando e criando novas condições para a instalação de empresas em Canelinha, surgiu então o Promover – Programa Municipal de Emprego e de Renda, que além de criar novos benefícios para atrair novas empresas e ampliar as já existentes, criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município, que é o órgão consultivo do Poder Executivo para analisar as situações e os benefícios.

Objetivando tornar o espaço que era Buettner novamente produtivo, o município desapropriou a área em 2017, e através da Lei nº 3284/2017, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, autorizou a nova doação para instalação imediata da Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda.

Texto: Gerente de Comunicação Social e Integração – Adriana Carla Soares