Município de Canelinha assina contratos com agricultores e entidades através do PAA

Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Assistência Social, realizou no Auditório da Secretaria de Educação, a assinatura dos contratos dos agricultores fornecedores e das entidades recebedoras do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

O município havia sido contemplado no dia 29 de agosto, sendo autorizado pelo MDSA – Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário a pôr em andamento no processo. Desde o início da atual gestão, a equipe técnica composta pela gestora Maria Bernardete Trainotti Orsi, pela coordenadora Cátia Sirlene Santana Silva, pela técnica social Rosane Ribeiro, pela controle social Luciana Santana Venier, Denise Mafra, Sabrina Sampatti da Silva Koche Alves e Gilberto Melin, estavam trabalhando no processo de renovação junto ao ministério.

Canelinha é a única cidade de Santa Catarina que pratica o programa de Aquisição de Alimentos e Compra com Doação Simultânea. A modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar.

As instituições beneficiadas são o Grupo de Idosos Vida, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canelinha, CRAS – Centro de referência de assistência social de Canelinha e Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, e os agricultores fornecedores são Arlindo Guilherme Veber, André Altamiro Adames, Claudemir Simão Molinari, Deni Vilson Cecatti, Lucimar Balduíno de Souza, Lorival Bernardi, Sérgio Aloni, Terezinha Manerich Batista, Tiago de Abreu, Valentim Molinari e Valquiria Mafra. Os contratos, com validade até dezembro de 2017, são no total de R$ 66.243,61 sendo aproximadamente R$ 6.000,00 para cada agricultor.

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Criado em 2003, o PAA é uma ação entre o Governo Federal com o município, para fortalecer a agricultura familiar e o enfrentamento da fome e pobreza no Brasil. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares locais.

Em Canelinha, foram meses de muito trabalho alimentando o programa com os dados devidamente corretos para o município aderir novamente o programa, que é de muita importância ao pequeno agricultor, para as entidades beneficiadas e para os nossos munícipes. “É renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa”, ressaltou a coordenadora do programa, Cátia Sirlene Santana Silva.