Pacientes do grupo de auriculoterapia recebem aulas de alongamento e postura

A Secretaria de Saúde vem ofertando atendimentos especiais para a população de Canelinha. Desde abril, a auriculoterapia, método terapêutico da medicina chinesa que usa sementes na orelha, vem sendo usado no tratamento de dores, vícios, depressão, ansiedade, entre outros sintomas.

O grupo, mediado pela enfermeira Luana Silveira, Monique Botelho e Dra. Caroline R. Burnett, que realizaram o curso de auriculoterapia na Atenção Básica ofertado pelo Ministério da Saúde, se encontra todas as quartas-feiras, a partir das 14h, no posto de saúde Dr. José Domingos Dalsasso, no centro.

Nesta quarta-feira, 23, além do atendimento humanizado dos profissionais da Secretaria de Saúde de Canelinha, os pacientes especificamente que sentem dores, tiveram uma aula especial de alongamento e postura com a Dra. Regiane Pereira.

Nas atividades, realizadas na recepção, a fisioterapeuta realizou diversos exercícios com o grupo, pacientes que sofrem de várias doenças como dores lombares.

Os resultados com o novo tratamento, e a animação do grupo com os resultados positivos, segundo a enfermeira Luana Silveira, são gratificantes. A meta do tratamento é promover saúde integrando a auriculoterapia aos outros tratamentos, e consequentemente reduzir o uso dos medicamentos como antidepressivos e analgésicos utilizados mediante acompanhamento.