Semais inicia a 1ª etapa da nova ETA

Na última terça-feira (01/08), o prefeito Moacir Montibeler e o diretor do Semais, Eduardo Furtado, assinaram a ordem de serviço da construção dos três filtros para o tratamento da água. A obra teve início na manhã desta segunda-feira (07/08), onde empresa e equipe do Semais estudam a localização da obra para iniciarem a fundação.

A construção dos três filtros tem por finalidade produzir maior quantidade de água tratada para abastecer a população, levando em consideração que, no verão, sempre há um consumo maior, e o filtro atual não tem capacidade de produzir para atender a necessidade da cidade.

Retrospectiva das ações do Semais nestes oito meses de gestão:

– Decreto de Emergência: devido a crise no abastecimento de água no período de 18 á 31 de dezembro de 2016, e a ineficácia do sistema nos primeiros dez dias de 2017, o prefeito Moacir Montibeler decretou situação de emergência do Semais através do Decreto no 1.936, de 12 de janeiro de 2017.

– Terraplanagem: no dia 9 de fevereiro foi iniciada a terraplanagem para a construção da nova Estação de Tratamento de Água – ETA. Os serviços foram finalizados em11 de fevereiro, contemplando não só a terraplanagem, mas também o rebaixamento de duas adutoras, o rebaixamento da tubulação que leva a água da ETA para os reservatórios e uma nova instalação elétrica.

– Aquisição de equipamentos essenciais para o trabalho: um geofone eletrônico, jarro teste, clorímetro e bomba dosadora de cloro. Um investimento de aproximadamente R$ 20.000,00.

– Aquisição de 500 hidrômetros.

– Recolocação do booster: no dia 17 de abril a equipe do Semais iniciou a recolocação do booster, instalado errado no bairro Cobre em 2013. O aparelho foi retirado da Rua Anselmo Imhoff (em frente a Apae), passou por revisão e foi instalado na Rua Professor Tomaz Geraldo, na Avenida Areão, próximo a cerâmica do Beto Dias. Essa medida supriu a necessidade dos bairros Moura (até a cidade branca), Areão e Cobre, localidades mais atingidas com a falta de água.

– Treinamento e requalificação dos operadores da ETA.