Agosto Dourado – Amamentar vale ouro
O Congresso Nacional sancionou recentemente a Lei no13.435, de 12/04/2017, que institui o mês de agosto como o mês do aleitamento materno e, passa a ser o Agosto Dourado. Já em 2016, a vereadora Neli Ferreira, atual secretária de saúde de Canelinha, foi autora do projeto que institui o Agosto Dourado no município – Resolução Legislativa no42, de 03/05/2016.
Em Canelinha, a Secretaria de Saúde montou o cantinho da amamentação, com orientações supervisionadas para as mulheres que estão amamentando, gestantes, avós e a comunidade em geral, pelos médicos (as) e enfermeiros (as), no posto de saúde central.
A amamentação é responsabilidade de todos, não só da mulher que amamenta. A mãe precisa receber o apoio da família, da comunidade, da equipe de saúde e do governo. Além de incentivar o aleitamento materno, é fundamental chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela mãe que trabalha e amamenta, e pela discriminação e intolerância em relação à amamentação em espaços públicos.
O aleitamento materno é o modo mais apropriado e seguro de alimentação para a criança pequena. A amamentação está associada à redução do risco de doenças como diarreias, infecções respiratórias, otites, enterocolite necrosante, e diminui a mortalidade infantil.
Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas. Há uma meta global a ser atingida até 2025, que é de pelo menos 50% dos lactentes receberem o aleitamento materno. Porém, para que isso aconteça são necessários esforços de mulheres, homens, sociedade e todos que possam contribuir.
Garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos.