Ordem de serviço da primeira etapa da nova ETA é assinada nesta terça, 01

A Administração Municipal de Canelinha, após o Decreto no1.936, de 12 de janeiro de 2017, de situação de emergência do Semais – Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha, está realizando inúmeras obras de melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade.

Para dar sequencia nas ações para a construção da nova ETA – Estação de Tratamento de Água, o Prefeito Moacir Montibeler, o Diretor do Semais, Eduardo Furtado, secretários municipais, e o Presidente do Conselho de Desenvolvimento, Sandro Amorim, assinaram na tarde desta terça-feira (01/08), a ordem de serviço da construção dos três filtros para o tratamento da água, pela empresa Construtora WDD Ltda., com recursos próprios do SEMAIS na ordem de R$ 375.487,75.

A obra tem por finalidade produzir maior quantidade de água tratada para abastecer a população, levando em consideração que no verão sempre há um consumo maior, e o filtro atual não tem capacidade de produzir para atender a necessidade da cidade.

O início das obras será na próxima segunda-feira, 07 de agosto.

Metas para o futuro

A atual administração assumiu o Semais com grande deficiência nos serviços oferecidos pela autarquia, sendo assim, foram definidas algumas prioridades para entregar a população com água não só em quantidade, mas também de qualidade.

O Diretor do Semais, Eduardo Furtado, relata que, além desta obra, a meta para os três próximos anos é construir uma nova adutora – do rolador até o centro, e também uma rede de abastecimento com 2.600 metros de extensão para levar água até o bairro Cobre. A autarquia também irá adquirir um caminhão basculante e uma retroescavadeira, para atuar com autonomia e agilidade nas manutenções das adutoras.

Retrospectiva das ações do SEMAIS nestes oito meses de gestão:

– Decreto de Emergência: Devido a crise no abastecimento de água no período de 18 á 31 de dezembro de 2016, e a ineficácia do sistema nos primeiros dez dias de 2017, o Prefeito Moacir Montibeler decretou Situação de Emergência do SEMAIS através do Decreto no 1.936, de 12 de janeiro de 2017.

– Terraplanagem: No dia 9 de fevereiro foi iniciada a terraplanagem para a construção da nova Estação de Tratamento de Água – ETA. Os serviços foram finalizados no dia 11 de fevereiro, contemplando não só a terraplanagem, mas também o rebaixamento de duas adutoras, o rebaixamento da tubulação que leva a água da ETA para os reservatórios e uma nova instalação elétrica.

– Aquisição de equipamentos essenciais para o trabalho: um geofone eletrônico, jarro teste, clorímetro e bomba dosadora de cloro. Um investimento de aproximadamente R$ 20.000,00.

– Aquisição de 500 hidrômetros.

– Recolocação do booster: no dia 17 de abril a equipe do Semais iniciou a recolocação do booster, instalado errado no bairro Cobre em 2013. O aparelho foi retirado da Rua Anselmo Imhoff (em frente a Apae), passou por revisão e foi instalado na Rua Professor Tomaz Geraldo, Avenida do Areão, próximo a cerâmica do Beto Dias. Essa medida supriu a necessidade dos bairros Moura (até a cidade branca), Areão e Cobre, localidades mais atingidas com a falta de água.

– Treinamento e requalificação dos operadores da ETA.