Após 10 anos, Canelinha recebe 50 toneladas de calcário

A Administração Municipal de Canelinha, pensando em melhorias na produção agrícola do município, vem procurando soluções para o aumento de renda dos pequenos produtores rurais. Para isso, a Secretaria de Agricultura vem pleiteando a aquisição de calcário junto a Secretaria Estadual de Agricultura, como forma de incremento da produção já existente.

À frente da pasta desde de março, o Secretário Thiago Vinícius Leal acredita que, com a aquisição do calcário, juntamente com a realização da análise dos solos, será possível realizar as recomendações de adubações necessárias para o aumento real de produção nas áreas já plantadas. “Existe aqui o plantio de hortaliças, mandioca, milho e outros cultivos mas, muitas vezes, o produtor desconhece que há a necessidade da realização da análise do solo. A importância dessas informações está diretamente ligada ao aumento da produtividade de cada cultura desenvolvida. Cada cultura possui um pH ideal de produção e sem a análise de solo é impossível determinar a quantidade e tipo de calcário e adubo a serem aplicados”, relata o secretário.

A Secretaria de Agricultura, juntamente com o apoio do Deputado Estadual Natalino Lázare, foi contemplada com cerca de 50 toneladas de calcário, após 10 anos de defasagem no recebimento. A expectativa é que essa quantidade vá aumentando gradativamente ao longo dos anos e serão destinados exclusivamente aos pequenos produtores rurais de Canelinha. O Prefeito Moacir Montibeler colocou à disposição dos produtores as caçambas do município para a retirada desse calcário, e posteriormente a entrega para o produtor em sua propriedade.

A Administração Municipal também adquiriu trados especiais, que facilitam a retirada de amostras de solo e posteriormente a realização das análises. Os trados serão alocados nas áreas rurais para melhor acesso dos produtores a ferramenta.

O produtor interessado deverá entrar em contato com o Secretário Thiago, ou com o Técnico da EPAGRI, Cladimir Antônio Zimmer, na Secretaria de Agricultura, na Rua Oscar Santana, 33, centro, próximo à Polícia Militar, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h, e das 14h às 17h, e pelo telefone (48) 3264-0155.