Cerimônia marca entrega do terreno para instalação da empresa ALA no município de Canelinha

Na tarde desta terça-feira (30/05), a Administração Municipal de Canelinha realizou a cerimônia e coletiva de imprensa da assinatura do termo de doação do terreno e a entrega oficial das chaves do imóvel à Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda., através do *Programa Municipal de Emprego e Renda – Promover.

A solenidade aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, e contou com a presença do Prefeito Moacir Montibeler, da primeira-dama Marise de Moraes Montibeler, do Vice-Prefeito Edson Orsi, secretariado, servidores municipais, vereadores, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, os diretores da empresa ALA, Alyson dos Santos, Aderbal Manoel dos Santos e família, autoridades e empresários do Vale do Rio Tijucas, imprensa e comunidade.

O empresário Aderbal Manoel dos Santos, em sua fala, agradeceu ao prefeito pelo apoio e todas as ações da Administração Municipal. “Quando procuramos o Moacir, recebemos o que precisávamos: o carinho e atenção de um prefeito. Para nós é um prazer muito grande ser recebido com tanta atenção por Canelinha. Nós tínhamos a necessidade de ampliar e crescer, e para mim é motivo de muito orgulho estar aqui hoje. E tenho certeza que junto com o Ala virá outras empresas para Canelinha”.

Em seu discurso, o prefeito Moacir Montibeler externou sua vontade de mudar Canelinha. “A prioridade número 1 da gestão é a busca da geração de emprego. Por isso, temos muito a agradecer ao Ala que abraçou a nossa ideia e está investindo aqui. E vamos atrás de outras empresas! Confio e acredito que somos capazes de fazer. Muitas coisas dependem de nós, e só somos fortes com um povo forte”.

Na ocasião, o prefeito também agradeceu respeitosamente aos vereadores, ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Canelinha, ao Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Thiago Vinícius Leal, a Chefe de Gabinete, Lélia Regina Campos de Oliveira Ternes, o Procurador Geral do Município, Tony Serpa e em especial a Juíza da Vara Comercial de Brusque, Clarice Ana Lanzarini, peças-chaves na concretização deste ato.

Após a assinatura do termo de doação do terreno e entrega das chaves a família Santos, o presentes se deslocarem até o imóvel, visitando o espaço que, muito em breve, gerará renda e emprego.

A Indústria de Calçados ALA inicialmente vai gerar em Canelinha 229 empregos diretos e 150 empregos indiretos, com uma produção de 4.250 pares de calçados por dia. Seu faturamento será no município, o que resultará em aumento na arrecadação de Canelinha através de ICMS, e os diretores Aderbal Manoel dos Santos e Alyson dos Santos já apresentaram a Administração Municipal o projeto de ampliação da fábrica para final de 2017 – início de 2018. As primeiras contratações deverão ocorrer no final de junho e, no mês de julho, a empresa deverá estar em funcionamento em Canelinha.

*PROMOVER – Programa Municipal de Emprego e Renda

Em 18 de dezembro de 1990, foi criada pelo atual, e então prefeito, Moacir Montibeler, uma lei de incentivo às empresas, a Lei Municipal no1036/1990. Com base nesta lei, foi concedido um terreno municipal para a primeira empresa a beneficiar-se da nova legislação. A doação se efetivou em 12 de novembro de 1991, assim, se instalava no município a empresa do ramo têxtil Buettner S.A. Em 1997, ampliando e criando novas condições na lei, surgiu o Programa Municipal de Emprego e de Renda – PROMOVER.

Atualmente, objetivando tornar novamente produtivo o espaço onde foi a Buettner, a Administração Municipal desapropriou novamente a área. E através da Lei nº 3284/2017, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, autorizou nova doação para a Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda., de propriedade da família Santos, para instalação imediata.