Projeto Cultura Local leva causos e lendas aos alunos do Cobre

Cultura, história e boas risadas toda criança adora.

Nesta semana foi apresentado aos alunos do 1º e 2º ano da Escola E.B.M. Cobre o Projeto Cultura Local – Uma leitura dos causos e acasos de um povo, com contações de histórias e exibição do vídeo documentário Memória Viva.  

Na estrada, passando pelas cidades catarinenses desde 2015, o projeto é resultado de pesquisas, mapas e catalogações de lendas, causos, contos e histórias que estavam sendo perdidas do povo catarinense. Fruto deste trabalho também é o Documentário de Pesquisa – Memória Viva, que resgata estas lembranças dos causos e acasos em crianças e adolescentes.                                                         

Para Dhio Adhelino, coordenador do projeto e contador de causos, o Projeto Cultura Local é uma proposta de grande impacto, pois devolve às crianças o hábito de ouvir estórias e causos de forma simples. “O projeto cultura local é um cesto de causos e histórias. São anos na estrada realizando este trabalho e a certeza da ótima aceitação das crianças; em cada cidade sempre uma surpresa boa. E novas lendas vão surgindo, novas histórias sendo contadas de um para o outro. A memória do povo catarinense é muito rica, a cada cidade que passamos vamos sentindo o retorno acerca do tema. A recepção é incrível, e sempre um novo relato, um novo depoimento. Gratidão, define mais uma vez nossa passagem pelas escolas e cidades com este lindo projeto”, afirma ele.

 

O PROJETO

O Projeto Cultura Local – Uma Leitura dos Causos e Acasos de um Povo, do produtor cultural e contador de causos, João Daniel, e do Coordenador Dhio Adhelino, da AN Produções Culturais, passou pelas cidades Canelinha, Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Botuverá, Governador Celso Ramos, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Apresentando o trabalho em escolas, espaços, eventos culturais, sempre de forma gratuita, através do patrocínio do Edital Elisabete Anderle 2014 – Ministério da Cultura/Prêmio Leitura para todos 2014, o projeto é um riquíssimo apanhado de histórias catarinenses.