Canelinha realiza Semana do Combate ao Abuso e a Violência Sexual de crianças e adolescentes

O Conselho Tutelar de Canelinha, com o apoio do CMDCA, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação, estão realizando a Campanha FAÇA BONITO, com orientações e diversas atividades contra o Abuso e a Violência Sexual de crianças e adolescentes em toda a Rede de Ensino Municipal e Estadual de Canelinha.

Hoje, 18 de Maio, se comera o 17º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A escolha do dia se dá pelo “Caso Araceli”, de 1973. Na época, uma criança de apenas oito anos foi brutalmente assassinada depois de ter sido violentada sexualmente em Vitória, no Espírito Santo. Dada à repercussão do caso, uma forte mobilização da sociedade brasileira levou à criação de um dia dedicado ao combate desse tipo hediondo de violência.

O combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores desafios do nosso país. Segundo dados da OIT – Organização Internacional do Trabalho, ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências. Em Canelinha a realidade não é diferente, existe uma quantidade significativa de crianças e adolescentes que sofrem abuso ou exploração sexual e em grande parte destes o agressor é alguém do núcleo familiar.

A denúncia é um importante instrumento de intervenção da sociedade no sentido de coibir a prática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Estas denúncias podem acontecer junto ao Conselho Tutelar pelo telefone (48) 99935-6816 (plantão), ou através do Disque 100.