Gripe A: paciente de Canelinha já está em casa e curada

Após a confirmação do primeiro caso de Gripe Influenza A (H1N1), em canelinha, a paciente foi diagnosticada e se tratou no HU – Hospital Universitário – em Florianópolis, e já está curada, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Municipal em Saúde, Monique Santos Botelho Borba, a paciente é uma mulher de 37 anos, moradora do Centro, sendo que o fator de risco dela se relacionava quanto à obesidade. “Então ela deu entrada no HU no fim do mês de março e, no dia m06 de abril, foi confirmada a doença. Ela recebeu todo o tratamento adequado, se curou, e já está em casa tranquilamente”, disse Monique.

De acordo com a enfermeira, no momento, nenhum caso suspeito de Influenza está sob investigação da Dive – Diretoria de Vigilância em Saúde. “Realmente era o único caso era o que já relatamos”, informa ela.

Campanha de Vacinação contra a Influenza em Canelinha começa no dia 25

Começará na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) na cidade de Canelinha, na Unidade de Saúde do Centro. A campanha seguirá até o dia 20 de maio. Já o Dia D, será no sábado, 30 de abril, data em que todas as unidades de saúde do município estarão abertas para a vacinação das 8h às 16h.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde de Canelinha, Monique Santos Botelho Borba, serão vacinados apenas os grupos prioritários da população, de acordo com a indicação do Ministério da Saúde. São eles: crianças (de 6 meses a menores de 5 anos); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indígenas, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com comorbidades (doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite crônica; doenças cardíacas; doenças nos rins, fígado e neurológicas crônicas; diabetes; imunossupressão, como HIV e pessoas em quimioterapia; obesidade grau III; transplantados e portadores de síndromes).

O profissional de saúde pode solicitar algum documento que comprove as comorbidades, quando não conhecer a história do paciente, como receita ou encaminhamento médico.

É preciso levar Documento de Identidade ou Certidão de Nascimento, Carteirinha de Vacinação e Cartão Nacional do SUS. “Deem preferência para se vacinar no sábado 30, na unidade mais próxima de sua casa”, finaliza a enfermeira, Monique Santos Botelho Borba.