Canelinha realiza a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canelinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência aconteceu na tarde de quinta-feira, 25, no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz, no Centro cidade.
O tema foi o ‘Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades’, e contou com o debate de quatro eixos. No Eixo 1, Gestão, Programas, Projetos e Ações: Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Trabalho, Previdência Social, Esporte, Lazer, Turismo, Habitação e Transporte. Quanto ao Eixo 2, trata-se do Financiamento: Mecanismos e Instrumentos. Já no Eixo 3 é sobre a Participação: Conselhos Fóruns e o Eixo 4 com o Sistema de Garantia dos Direitos Humanos.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, entre elas a secretária de Assistência Social e Cidadania, Anice Aparecida Beirão, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Carmen Lucia Moresco, o coordenador do Cras – Centro de Referência da Assistência Social, John Lennon Piva, a assistente social do Cras, Rosane Ribeiro e a assessora de Assistência Social da Granfpolis – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Vânia Fátima Guareski Souto.
Após a abertura oficial do evento, houve o debate do Regimento Interno, com a presença de dezenas de membros da sociedade civil organizada. Na sequência, a assistente social, Vânia Fátima Guareski Souto palestrou sobre o assunto.
A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canelinha tem por objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa, e o impacto nas transformações como estratégias na garantia dos direitos.
Após esta conferência em âmbito municipal, os cinco delegados eleitos participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que é uma preparação para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.