Saúde divulga o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Nesta terça-feira, 24 de março, é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha estará divulgando informações sobre o tema com folders e faixas encontrados em todas as Unidades de Saúde.

Dentre os 22 países com maior número de casos de tuberculose no Mundo, o Brasil é o 17º colocado. No momento, há três casos em tratamento no município de Canelinha.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que causa lesões principalmente nos pulmões. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio da tosse, fala e espirro e é causada por um microrganismo conhecido como bacilo de Koch.

Entre o público mais vulnerável estão pessoas vivendo com HIV/Aids, diabéticos, usuários de drogas (tabaco, drogas ilícitas e álcool), população carcerária, indígenas e moradores de rua.

Os principais sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas (com ou sem catarro), febre baixa, geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

O diagnóstico pode ser realizado em todas as unidades de saúde através de exame do escarro do paciente, que identifica o bacilo da tuberculose.

O tratamento da doença é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem duração de seis meses e a medicação deve ser tomada diariamente.

Qualquer dúvida procurar o setor da Vigilância Epidemiológica.