Ações seguem em alusão ao Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, através da Vigilância Municipal em Saúde, realiza neste mês, ações relacionadas ao Outubro Rosa. Por isso, no sábado, dia 18, haverá o Mutirão de Preventivo de Câncer de Colo do Útero e Exame Clínico das Mamas. Esses exames iniciam às 08h e seguem até as 16h, nas Unidades de Saúde do Centro, Moura e Papagaios.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde de Canelinha, Monique Santos Botelho Borba, o sábado, dia 18, facilitará a cobertura de mulheres que trabalham durante a semana. "Por isso, é muito importante a presença de todas as mulheres. As adolescentes e jovens que já iniciaram a vida sexual também devem comparecer", informa ela. A enfermeira também destaca que, mesmo as mulheres que já retiraram o útero também se fazem necessária a prevenção.

É importante levar documento de identidade e Cartão Nacional de Saúde. Neste mesmo dia ocorrerá um mutirão de cadastramento e atualização do Cartão Nacional de Saúde, na Unidade do Centro. Os pacientes deverão levar CPF, RG e Comprovante de Residência.

Mais Ações

Além do Mutirão, a Secretaria de Saúde decorou as Unidades de Saúde com murais informativos, folders, camisinhas expostas em mesas com a cor da campanha e bexigas rosa. Também os profissionais da saúde utilizam um laço rosa, símbolo da campanha, nos jalecos e uniformes.

No dia 29, haverá uma palestra com o tema "Prevenir é o Alvo: Prevenção dos Cânceres de Colo do Útero e Mama", a partir das 14h, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canelinha, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Não obstante, há divulgações das ações executadas durante o mês, através de cartazes, rádios e carros de som.

E a Vigilância Municipal em Saúde informa que acontece a segunda dose da vacinação contra o HPV, para adolescentes de 11 a 13 anos, nas escolas do município.