Adolescentes recebem a segunda dose contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, em conjunto com a Vigilância em Saúde local, realizam a segunda dose de vacinação contra o HPV, para adolescentes de 11 anos a 13 anos, onze meses e 29 dias.

Durante esta semana, as meninas foram imunizadas na Escola de Educação Básica Professora Minervina Laus, no Centro, além do Centro de Educação Novo Ideal. Na próxima semana, a imunização acontecerá nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, no interior.

Vale ressaltar que a vacina também está disponível na Unidade de Saúde Central. A vacinação da primeira dose realizou-se no período de 14 a 21 de março.

Sobre o HPV

O HPV – Human Papiloma Virus – é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas indicam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram, em 2011, em decorrência deste tipo de câncer. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Em 2012, foram realizados 11 milhões de exames no SUS, o que representou investimento de R$ 72,6 milhões. Do total, 78% foram na faixa etária prioritária. No ano passado, o investimento no atendimento e expansão dos serviços para tratamento de câncer na rede pública de saúde foi de R$ 2,4 bilhões, 26% maior que em 2010.