Casas modulares seguem em construção no Centro

A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil Municipal de Canelinha informa que está em fase de finalização, cinco casas modulares – em um total de oito – que estão sendo construídas no Centro da cidade, na Rua Justino Batista Pereira.

As residências modulares da Defesa Civil de Santa Catarina estão sendo montadas em diversos municípios catarinenses e, em Canelinha, atenderão a demanda de famílias que são moradoras em área de risco, no caso, em uma região do bairro Porto da Galera.

O projeto kit casa modular surgiu da necessidade de dispor de unidades habitacionais para famílias que tiveram as casas antigas interditadas pelas coordenadorias de proteção e defesa civil local, aos que vivem em áreas de risco e estão listados pela prefeitura ou vivem do aluguel social.

Para que o Termo de Compromisso seja colocado em prática é necessário que os municípios atendam algumas exigências. Dispor do terreno, com infraestrutura. Isso quer dizer, luz, água encanada, rede de esgoto, licenças necessárias e o terreno deve estar escriturado no nome da mãe da matriarca da família beneficiada.

Segundo a secretária de Assistência Social de Canelinha e presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil, Anice Aparecida Beirão, há a possibilidade de que o município consiga, para o mês de janeiro, mais dez residências desse projeto, junto a Defesa Civil Estadual.

Cada casa modular possui pouco mais de 39 metros quadrados. O custo de cada unidade é de aproximadamente R$ 38 mil e os recursos são provenientes do Fundec – Fundo Estadual da Defesa Civil.