Biblioteca realiza ‘Contadores de História’

Evento realiza-se nesta quarta-feira, 23, no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz, no Centro da cidade

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canelinha e a Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira realizam durante esta quarta-feira, 23, a décima edição do ‘Contadores de História', junto com todas as escolas que fazem parte da Rede Pública Municipal de Ensino.

De acordo com a professora responsável da biblioteca Edvandra Mafeçolli Costa, o objetivo é trabalhar os ‘Contos de Fada' para que os alunos construam e reconstruam significados para as histórias e desenvolvam o prazer da leitura.

Os ‘Contos de Fada' em sua versão literária, reinterpretam os conflitos de poder e a formação de valores, misturando realidade e fantasia, no clima do "Era uma vez"…
Neles encontram-se o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, as carências (materiais e afetivas), as autodescobertas, as perdas, a solidão e o encontro.
Fadas são seres fantásticos ou imaginários de grande beleza, que se apresenta sob forma de mulheres dotadas de virtudes e poderes sobrenaturais, interferem na vida dos homens, para auxiliá-los em situações limite, quando já nenhuma solução natural seria possível.
O enredo básico dos contos de fada expressa os obstáculos de provas que precisam ser vencidas como um verdadeiro ritual inicial, para que o herói alcance sua auto realização existencial seja pelo encontro do seu verdadeiro eu, seja pelo encontro da princesa que encarna o ideal a ser alcançado. Transmitindo conhecimentos e valores culturais, de geração em geração.
A convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte) e os sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso, ajudando as crianças a lidarem com seus conflitos psicológicos ao projetarem suas próprias lutas internas entre o bem e o mal nas batalhas encenadas pelos personagens das histórias.
A primeira etapa do ‘Contadores de História' aconteceu em cada escola, onde todas as séries participaram com uma história. A comunidade escolar fez a escolha da turma que melhor representará cada escola. O projeto acontece nesta quarta-feira, 23, no mesmo horário escolar, ou seja, com apresentações às 9h e às 14h, no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz.