Seminário do Pnaic realiza-se em Canelinha
A Prefeitura Municipal de Canelinha, através da Secretaria Municipal de Educação realizou durante o dia de segunda-feira, 11, o Seminário Municipal do Pnaic – Pacto Nacional da Alfabetização da Idade Certa. O evento aconteceu no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz, no Centro da cidade.
O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos. Aproximadamente 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Em Canelinha, o Seminário Municipal contou com a palestra da psicopedagoga Silvia Renata Monteiro, que destacou o tema Pacto pela Alfabetização. "Então é importante que todos os professores e as Secretarias de Educação estejam engajados com o tema", disse.
Cada escola de Canelinha ficou responsável pela mostra nas oficinas desenvolvidas durante o projeto na cidade. A EEBM Cobre destacou a ‘Concepção de Alfabetização', enquanto que a EEBM Professora Realina Feller Roberti informou sobre ‘Direitos de Aprendizagem'. A EEBM Cantório Florentino da Silva abordou o tema ‘Consciência Fonológica', a EEBM Professora Maria de Lurdes Nicolau Zimermann destacou ‘Ludicidade na Sala de Aula', a EEBM Professora Hermínia Alves Reis ‘Gêneros Textuais em sala de aula', a EEBM Fazenda Vitória ‘Projetos' e a EEBM Senador Francisco Benjamim Gallotti ‘Sequência Didática'.
Crédito das Fotos: Sidnei Correia/Divulgação