Municípios firmam pacto pelo ‘Viver Sem Limite’

Um compromisso com a plena cidadania das pessoas com deficiência foi firmado na tarde de terça-feira, 17, entre o município de Brusque e demais municípios vizinhos, durante encontro realizado nas dependências da Faculdade São Luiz, para apresentação do Plano Nacional Viver Sem Limites.

A ação foi conduzida pela representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luciane Barcellos de Almeida, e reforçou a importância da cidade brusquense de estar a caminho de ser um espaço de acessibilidade e inclusão de todos os cidadãos.

A proposta do Plano ‘Viver sem Limite' consiste em que o Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo Brasil com equivalência de emenda constitucional, aconteça na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. Na mesma oportunidade foi realizado o Ato de Pactuação das cidades participantes. 
A secretária de Assistência Social de Canelinha Anice Beirão, destaca que o Plano é importante para garantir o acesso às políticas públicas que beneficiam as pessoas com deficiência. "Estivemos como representantes de Canelinha e acreditamos muito nesse plano", disse.

Ainda sobre Brusque, Luciane Barcellos de Almeida elogiou a iniciativa de reunir diferentes municípios a fim de firmar o pacto regional em prol da valorização das pessoas. "Brusque se mostra pioneira ao tomar a frente neste ato. Vejo aqui que as políticas públicas de direitos humanos estão sendo plenamente executadas no município", acrescentou. Ela explicou ainda que o plano "Viver Sem Limite" trabalha quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade. "Quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha".

Assessoria de Imprensa