Chove no litoral de SC quase o dobro do esperado para abril; cidades ficam alagadas

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou às 10h desta quinta-feira (4) um balanço preliminar dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram durante a madrugada o litoral catarinense, entre Florianópolis e Itajaí (100 km ao norte da capital). Nas últimas 24 horas, choveu 207 mm na região, mais do que os 138 mm previstos para todo mês de abril.

O sol voltou na manhã de hoje, mas a meteorologia prevê calor e novas chuvas à tarde.

Os maiores estragos provocados pelas chuvas aconteceram em rodovias vicinais e na periferia dos municípios de Itajaí e Camboriu, que tiveram suas estradas alagadas. Houve alagamento também na zona rural de Antônio Carlos e nas ruas centrais de Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis.

Até o momento não há registro de vítimas ou desabrigados. Durante a madrugada, a Defesa Civil abriu seus abrigos em Itajaí de forma preventiva para receber famílias das zonas mais expostas às chuvas, numa rotina a que elas já estão acostumadas. Cinco famílias do Loteamento Padre Jacó foram encaminhadas ao abrigo da Secretaria Regional, mas já retornaram para suas casas.

Na cidade, foram alagados os bairros Carvalho, Ressacada, Fazenda, Dom Bosco e Cidade Nova, onde moram cerca de 8.000 pessoas. A água invadiu dezenas de casas, mas não houve necessidade de desalojar famílias.

A Defesa Civil e os bombeiros ajudaram moradores a levantar móveis –ali qualquer chuva mais forte provoca alagamentos e a população, que sofre recorrentemente com grandes enchentes, já tem seus próprios planos de emergência.

Os ribeirões Murta e Canhanduba estão sendo monitorados, assim como os morros do  Padre Jacó, Ariribá, Bem-te-vi e Nossa Senhora das Graças.

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, uma região ao nível do mar e historicamente propensa às enchentes, algumas ruas foram alagadas. Os moradores fecharam as ruas para evitar que carros fizessem marolas com a água acumulada.

Em Antonio Carlos, o prefeito Antônio Carlos Remor disse que oito barreiras caíram nas estradas do interior do município. O rio Rachadel subiu e atingiu as pontes, impedindo o trânsito na região. Mesmo submersas, elas não caíram, e a prefeitura espera recuperá-las.

Fonte: Renan Antunes de Oliveira
Do Portal UOL, em Florianópolis