Meta do Ministério da Saúde é imunizar 1,5 milhão de pessoas contra a Gripe A em Santa Catarina

Santa Catarina abrirá a campanha nacional de vacinação contra Gripe A, em 15 de abril, com 1.649.590 doses disponíveis, 628 mil a mais em relação ao começo da mobilização no ano passado. A nova meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 1,5 milhão de pessoas no Estado.

Apresentada nesta terça-feira, em Brasília, pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha a campanha nacional irá de 15 a 26 de abril, tendo no dia 20 o auge da mobilização, com o chamado "Dia D". Em comparação a 2012, a campanha começará três semanas mais cedo, permitindo que a população vacinada chegue em maio, auge da circulação do vírus H1N1, imunizada.

No total, o governo federal pretende imunizar 39,2 milhões de brasileiros, dentro dos grupos de risco: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, além de doentes crônicos que neste ano terão acesso ampliado aos postos de saúde.

Neste ano, o país terá 42,9 milhões de doses da vacina, 30% a mais do que na mobilização anterior, alta que permitiu o reforço nas doses para os catarinenses, que registraram 76 mortes causadas pelo H1N1 em 2012. É justamente nos Sul do país, que concentrou a maioria dos óbitos, e nos Estados do Sudeste que o ministério concentrou seus esforços.

– As regiões Sul e Sudeste são prioridades, pois têm um inverno mais rigoroso e possuem populações mais idosas – explicou o ministro Alexandre Padilha.

Para qualificar a campanha, o ministério tem realizado reuniões com os Estados do Sul. Na semana anterior, houve um encontro em Porto Alegre, que será repetido em Curitiba e Florianópolis. A intenção é melhorar o acesso às vacinas e a indicação rápida do tamiflu, medicamento que precisa ser aplicado 48 horas após a identificação dos primeiros sintomas da gripe A.

Vacinas SC
Doses: 1.649.590
Público-alvo: 1.506.468

Brasil
Doses 42.937.470
Público-alvo: 39.212.168

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE