Famosa pela cerâmica, Canelinha se transforma na capital mundial do Motocross
Mas no próximo fim de semana, as pessoas que chegarem em Canelinha não estarão muito interessadas na cerâmica produzida pela cidade. O barro, que serve de matéria prima para uma das principais atividades econômicas da região, continuará em destaque, mas por um outro motivo: a cidade recebe a final do Campeonato Mundial de Motocross, nos dias 12 e 13 de setembro.
O motódromo Arthur Jachowicz, que foi fundado em 1979, foi totalmente reformulado para atender com ainda mais conforto e comodidade aos amantes do esporte, que é um dos mais populares da cidade. Além do Motocross, Canelinha também é apaixonada pelo vôo livre – o Morro do Rolador tem uma das melhores plataformas de salto do país – e pelo rodeio – o CTG Fazenda Silva Neto organiza anualmente uma das maiores competições do Brasil.
Canelinha foi fundada em 23 de dezembro de 1862, por italianos e açorianos. A nome da cidade vem da árvore Canelinha, abundante na região e muito usada para a fabricação de assoalho e forro. Segundo a tradição, existia uma árvore caída no Rio Tijucas que dificultava a passagem das embarcações que por ali passavam. O aviso constante dos navegadores "Cuidado com a Canelinha" acabou sendo responsável por denominar a cidade.
Atualmente, quase dez mil pessoas moram na cidade, que fica a pouco mais de 60 km da capital do estado, Florianópolis. Mais próximos de Canelinha estão os municípios de Nova Trento, São João Batista, Tijucas e Brusque.
Os pilotos que tiverem precisando de uma "ajudinha extra", inclusive, devem ir a Nova Trento, onde se encontra o santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, canonizada pelo Papa João Paulo II em junho de 2002. Ela foi canonizada por curar uma mulher que sofreu uma séria hemorragia após um aborto e uma menina que nasceu com má formação cerebral e, por isso, se transformou na protetora dos portadores de doenças graves.
O Honda GP Brasil de Motocross é realizado pelo Grupo Lance! e Youthstream, patrocinado pela Honda e Governo de Santa Catarina com supervisão da Federação Internacional de Motociclismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Federação Catarinense de Motociclismo.
Yes Sports