Mulheres cursam Costura Industrial Têxtil em Canelinha

Dezenas de mulheres de Canelinha estão participando do Curso de Costura Industrial Têxtil, no piso superior do prédio da Secretaria de Educação, de forma gratuita. As aulas são ministradas pela professora Maria Rosa Lopes. São duas turmas, uma à tarde e outra à noite. O curso é uma parceria da Prefeitura Municipal de Canelinha, através da Secretaria de Assistência Social, do Ministério do Trabalho, Sebrae/SC, ADRVale e empresários locais.

Segundo a professora Maria Rosa, a duração do mesmo é de aproximadamente dois meses e meio, sendo que a formatura das duas primeiras turmas deve acontecer em setembro. "A procura está grande, temos 16 alunas no período vespertino e 20 no noturno, alem do que estamos com inscrições abertas para mais uma turma à noite", disse ela.

Além de estar aprendendo uma profissão, as mulheres já pensam em formar uma cooperativa. As entidades envolvidas apóiam essa ideia e, para tanto, a Prefeitura Municipal de Canelinha vai disponibilizar um ônibus para que elas possam viajar até Curitiba/PR, onde vão conhecer uma cooperativa nessa área. "É uma oportunidade que estamos tendo e, além de aprender, queremos ter a possibilidade de formar essa cooperativa" ressaltou Cléria Silva, 39 anos, do bairro cobre.

O Curso de Costura Industrial Têxtil é uma mescla de experiência com juventude. Geise Caroline Pereira, por exemplo, tem 16 anos e já pensa no futuro. "Para conseguir um lugar no mercado de trabalho tem que ter experiência e conhecimento na área e é isso que estou buscando aqui", completou a jovem do bairro Galera.

A professora Maria Rosa Lopes tem uma vasta experiência na área, por isso, também está abrindo vagas para o Curso de Desenho e Modelagem Industrial Têxtil. Só que diferentemente ao de costura, esse é um curso que não é gratuito. "Na verdade é para as pessoas que queiram adquirir outras habilidades na área, inclusive já tem alunas que pensam em cursar design tamanho a empolgação", disse a professora.

O Curso de Desenho e Modelagem Industrial Têxtil acontecerá nas noites de sextas-feiras, e os interessados podem entrar em contato com a professora Maria Rosa Lopes, através do (48) 9912-6917. O curso tem apoio da Prefeitura Municipal de Canelinha.

JULIANO CÉSAR