Obama promete ajuda em investigações de desaparecimento de avião

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu "toda a ajuda necessária" para poder estabelecer o que aconteceu com o avião da Air France, desaparecido na segunda-feira no Oceano Atlântico quando cobria a rota entre Rio de Janeiro e Paris com 228 pessoas a bordo.

— Cada vez que ocorre uma catástrofe aérea, todos ficamos consternados — ressaltou Obama em entrevista à imprensa francesa.

Após afirmar que "os Estados Unidos oferecerão toda a assistência necessária para saber o que aconteceu", Obama disse que pensa em primeiro lugar nas famílias dos ocupantes do Airbus A330 da Air France.

— Nosso coração está partido por essa notícia, mesmo que não saibamos exatamente o que ocorreu — declarou o presidente americano.

Os Estados Unidos enviaram ontem um avião militar de observação e uma equipe de salvamento à zona onde se suspeita que a aeronave da companhia francesa caiu. No começo da manhã de hoje, dois aviões militares franceses retomaram os trabalhos de busca do A330 da Air France desde Dacar (Senegal), explicou o Estado-Maior do Exército francês.

Um dos dois aparelhos examinaria a área onde um piloto brasileiro disse ter avistado ontem, nas proximidades do litoral do Senegal, o que poderiam ser restos de uma aeronave acidentada, acrescentou um porta-voz francês. A fonte disse que seguirá essa pista mesmo com o fato de nem as autoridades francesas nem as brasileiras terem confirmado ainda a versão do piloto brasileiro.

O segundo avião militar francês sobrevoará uma área do Atlântico mais próxima ao litoral do Brasil, onde aterrissará no final do dia.

EFE