Gilberto Gil sai e reclama do orçamento

Depois de anunciar, ontem, a sua saída do Ministério da Cultura, Gilberto Gil disse que deixa a pasta satisfeito, mas reclamou de não ter conseguido um orçamento maior.

Ele também anunciou que o secretário-executivo da pasta, Juca Ferreira, deve substitui-lo no cargo.

– A gente poderia ter chegado a um orçamento mais generoso no Ministério da Cultura. As dificuldades todas com as contas governamentais, o superávit e essas coisas todas conhecidas de todo mundo fizeram com que não atingíssemos a meta de 1% (do orçamento da União) desejado por nós, trabalhado por nós e recomendado pela Unesco – disse, ao ser questionado sobre quais eram suas conquistas e frustrações à frente do ministério.

Para Gil, alguns programas da pasta devem deslanchar nos próximos anos. Ele citou como exemplos o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.

– A minha sensação sobre o ministério é a melhor possível – afirmou, acrescentando que se afasta com "ar de saudade".

De acordo com Gil, Juca Ferreira deve ficar em seu lugar interinamente até a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da China, na próxima semana. Assim que Lula retornar, informou Gil, o secretário-executivo deve ser efetivado no comando do ministério.

– A intenção do presidente é efetivá-lo – afirmou, durante entrevista, no Palácio do Planalto.

Gil disse que pediu demissão para poder se dedicar mais à carreira de cantor e à família. Segundo ele, nos últimos dois anos, sua agenda de shows e compromissos se intensificou, o que dificultou a conciliação com as atividades de ministro.

– Aquela dose inicial, que eu previ trabalhar de 80% do tempo para o ministério e 20% para a atividade artística, foi se desequilibrando um pouco – justificou, completando que além dos 30 dias de férias pediu ao presidente mais 40 dias de licença.

Brasília

Antes de 2003
Primeira cotação
Em 1987, pela 1ª vez Gil é sondado para assumir o Ministério da Cultura, no governo Sarney
CANDIDATO A PREFEITO
Em 1989, lança sua pré-candidatura em Salvador pelo PMDB, mas seu nome é vetado pelo partido
ELEITO VEREADOR
Decide disputar vaga na Câmara. Mandato vai até 1992. Atuação é marcada por faltas às sessões e pedidos de licenças para fazer apresentações. Levantamento da Câmara revela que Gil esteve ausente em 63% das sessões plenárias
VAI PARA O PV
Em 1990, filia-se ao Partido Verde, tornando-se membro da Comissão Nacional Executiva
APOIO A FHC
Em 1994, declara apoio à candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Presidência
SEGUNDA COTAÇÃO
Em 1998, no governo FHC, seu nome chega a ser cogitado para o Meio Ambiente
Ele aceita
Em 2003, o cantor, que declarou voto em Lula ainda no primeiro turno, é convidado para ser ministro da Cultura
diario.com.br
O que vai mudar com a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura?

Diário Catarinense