Confirmado para quinta-feira o julgamento do processo que envolve governador de Santa Catarina

Letícia Luvison | leticia.luvison@gruporbs.com.br

Em meio a uma confusão de datas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma que o processo contra o governador Luiz Henrique da Silveira irá a julgamento na quinta-feira.

Assessores do ministro-relator, Félix Fischer, afirmam que tanto a questão da cassação do diploma quanto a da inelegibilidade, com base na acusação de prática de propaganda antecipada, serão apresentados na mesma sessão.

Em Brasília desde esta segunda-feira, o advogado Ivo Carminati — presidente da SC Parcerias — chegou a divulgar que o relatório seria apresentado nesta terça-feira. Segundo ele, tecnicamente seria possível fazer a anexação dos processos, o que permitiria a apresentação dos relatórios e votos juntos.

O próprio advogado do governador, José Eduardo Alckmin, trabalha com a análise do processo na quinta-feira, ideia apresentada pelo ministro Félix Fischer desde o início. Reunidos na capital federal, os advogados do governador Luiz Henrique traçam os últimos detalhes da defesa.

Luiz Henrique é acusado pela Coligação Salve Santa Catarina — que apoiou a candidatura de Esperidião Amin — por abuso de poder econômico e político por supostamente ter feito propagandas sobre o governo em rádios e TVs para obter vantagens nas eleições de 2006.

Às vésperas do julgamento, a mobilização do PMDB nacional em apoio ao governador ainda é tímida. Ao contrário de outros julgamentos, desta vez o deputado Michel Temer (SP) não deverá estar presente no plenário do TSE em apoio ao governador porque está à frente da presidência da Câmara.

Diário Catarinense