Casos da nova gripe confirmados no Brasil sobem para oito

O Ministério da Saúde informou no fim da tarde deste domingo que o número de casos da nova gripe confirmados no Brasil subiu para oito. Seis têm vínculo com viagens internacionais e dois ocorreram dentro do território nacional. O Ministério da Saúde fez o anúncio depois de receber o resultado de 20 exames laboratoriais para detecção do vírus influenza A (H1N1) – dezoito casos foram descartados.

Um dos casos confirmados é do Rio Grande do Sul, conforme antecipou mais cedo Zerohora.com. A paciente viajou por vários países europeus (Alemanha, República Checa, Hungria, Áustria, Itália e Espanha) e apresentou os primeiros sintomas, leves, em 3 de maio, em território italiano. Na mesma data, viajou para Madri, na Espanha, de onde embarcou no dia seguinte para o Brasil. A mulher procurou o serviço de saúde e foi notificada no dia 7. Ela passa bem, segundo o secretário da Saúde do RS, Osmar Terra.

O outro caso confirmado neste domingo é do Rio de Janeiro. Com este, somam três os pacientes infectados pelo vírus no estado, sendo dois de transmissão dentro do país. Os dois casos estão vinculados ao primeiro, que contraiu a doença no México. Mesmo assim, o Ministério da Saúde reafirmou que a transmissão do vírus no Brasil permanece limitada, "sem evidência de transmissão sustentada". O caso estava sob monitoramento. Ainda de acordo com o Ministério, o paciente procurou os serviços de saúde imediatamente após ter apresentado os primeiros sintomas, foi internado, tratado e apresenta quadro clínico estável. Ainda estão sendo acompanhadas 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro. Nenhuma dessas, até agora, apresentou os sintomas da gripe suína.

ZEROHORA.COM