Tentativa de fuga é contida no Presídio de Itajaí

Uma tentativa de fuga foi contida na noite de sábado no Presídio Regional de Itajaí, no Litoral Norte. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o presidiário Juliano Lopes, 23 anos, foi levado para a enfermaria após ter simulado problemas de saúde, por volta das 19h.

Quando retornava à cela, o detento rendeu uma funcionária com um revólver calibre 38, com numeração raspada, e atirou contra o agente prisional Jefferson da Silva, atingido na perna esquerda. O preso tentou fugir pela sala de revista, anexa ao portão principal. No entanto, foi encurralado por policiais militares e também acabou atingido na perna.

Após ouvir a troca de tiros, um grupo de presos se rebelou. Eles quebraram grades e paredes da cela e tentaram fugir, indo em direção à saída do presídio. A PM não informou quantos presos teriam participado do princípio de rebelião. Cerca de 40 policiais militares foram convocados para conter a fuga.

Os presos fizeram barricadas com colchões para conter os policiais e acabaram se rendendo por volta da meia-noite. Participaram da operação PMs de Itajaí, Brusque, Navegante, Balneário Camboriú e Florianópolis, além de uma Guarnição do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

Segundo a Polícia Militar, na manhã deste domingo, 137 presos foram transferidos do presídio. Às 8h30min, 40 deles foram encaminhados para o Presídio de Chapecó e 97 foram levados para a Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.

Unidade passou por operação pente-fino

Os 690 detentos da unidade foram colocados no pátio enquanto os policiais fizeram uma operação pente-fino, em busca de possíveis armas.

Após serem encaminhados ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, o agente e o preso baleados foram liberados. Sob escolta policial, Juliano Lopes foi levado à delegacia e em seguida retornou ao presídio.

A equipe do diario.com.br tentou fazer contato com as diretorias do presídio e do Departamento de Administração Penal (Deap), mas não obteve resposta.

DIARIO.COM.BR