Emprego nas grandes e médias indústrias catarinenses cai 1,4% em janeiro

As grandes e médias indústrias de Santa Catarina reduziram o número de empregos no mês de janeiro em 1,44%, segundo divulgou a Federação das Indústrias (Fiesc) nesta quarta-feira.

Nas 348 empresas que participam do levantamento, o número de vagas fechadas foi de 3.226. Os principais postos de trabalho fechados foram nos segmentos de produtos de madeira (diminuição de 682 vagas), máquinas e equipamentos (redução de 623) e metalurgia básica (menos 453). 

Os dados das madeireiras são resultado do fim das atividades de uma grande empresa do setor, segundo a Fiesc.

As indústrias de máquinas e equipamentos informaram que foram obrigadas a realizar ajustes na produção devido à desaceleração das vendas, e as de metalurgia básica demitiram devido ao desempenho das montadoras (tratores para infraestrutura, ônibus e automóveis), que são seus principais compradores. 

Na análise feita pela Fiesc, os dados mostram a adequação das indústrias à crise financeira, com a desaceleração da atividade econômica no país, pois 16 dos 19 setores pesquisados no Estado apresentaram redução. 

Os diretores das empresas que participaram da pesquisa informaram à Fiesc que, antes das demissões, têm buscado alternativas, como as férias coletivas, para adequar a produção à demanda.

 

DIARIO.COM.BR