BR-101 só deve ser liberada em três ou quatro dias

Mauro Graeff | mauro.graeff@zerohora.com.br

O bloqueio na BR-101, em Araranguá (SC), deve se estender pelos próximos três ou quatro dias. A previsão é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Defesa Civil local. O nível do Rio Araranguá baixou mais de um metro desde a noite de domingo — no ápice da cheia o rio estava em 4 metros e 30 centímetros, nesta manhã o nível era de 2 metros e 89 centímetros.

A água baixou um pouco na pista, mas o cenário é praticamente o mesmo. O fluxo segue desviado por Criciúma (Confira no gráfico) somente para veículos leves e ônibus. Os caminhoneiros estão parados em Criciúma ou em Araranguá, mas não há registro de filas. Muitos nem saíram de sua origem, pois foram avisados pela PRF. Aqueles que já haviam iniciado viagem estão abrigados em postos de combustíveis à beira da estrada.

Dos 50 gaúchos que ficaram ilhados ontem no km 410 da BR-101, na localidade de Lauro Carneiro, em Araranguá, 15 seguem lá esperando as águas baixarem. O grupo está sem energia elétrica e dorme dentro dos carros. A Defesa Civil leva água e alimentos para eles.

Diário Catarinense