Começam os trabalhos para o Mundial de Motocross em Canelinha
A etapa brasileira do Mundial de Motocross 2009 acontece de 11 a 13 de setembro, em Canelinha – SC, mas os trabalhos já começaram. Desde quinta-feira, 13, sete comissários da Federação Internacional de Motociclismo – FIM e da YouthStream, empresa que organiza e detém os direitos do campeonato mundial, já estão trabalhando em Canelinha.
“Agora foi dado o start para o GP Brasil de Motocross”, disse o anfitrião Onílio Cidade Filho, presidente da Federação Catarinense de Motociclismo – FCM. A vistoria vai determinar as mudanças que deverão ser feitas no circuito de Canelinha para sua adequação ao caderno de encargos do evento.
O GP Brasil de Motocross 2009 será a 17ª etapa do campeonato que reúne os maiores nomes do esporte. Estima-se para o evento um público superior a 60 mil pessoas.
Para tanto uma nova estrutura será criada no Motódromo Arthur Jachovicz, que é considerado o de maior tradição no país.
Nesta sexta-feira uma equipe comandada pelo diretor da FIM Dave Nicoll e pelo designer e projetista Greg Atkins, da YouthStream, ficou em Canelinha mapeando todo o circuito. Para a pista já se estudava possíveis alternativas. Entretanto será feito outra, ocupando uma nova área do motódromo. “Ficou definido que será projetado um novo traçado dentro das especificações, seguindo o que manda o caderno de encargos da FIM. Assim teremos uma pista de padrão internacional, homologada por cinco anos”, falou Cidade.
Atkins se mostrou contente com o relevo. “As elevações naturais que o terreno possui facilitam muito a construção de uma pista de alto nível”, disse ele. Atkins falou ainda que um circuito como o que será feito, facilmente vai colaborar para elevar o nível do motocross brasileiro.
E enquanto isso, uma outra equipe continuou o trabalho iniciado na quinta-feira, vistoriando hotéis, restaurantes, enfim, a infra-estrutura disponível nas cidades mais próximas a Canelinha. Na região de Itapema e Nova Trento poderão ser destinadas para o pessoal de trabalho. De Florianópolis a Balneário Camboriú serão mapeados estabelecimentos destinados às equipes, visitantes, imprensa, etc.
Neste sábado toda a comitiva ficará trabalhando em Florianópolis para detalhar a parte técnica e os procedimentos a seguir. Também estão acompanhando os trabalhos Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, Sérgio Jachovicz, proprietário do motódromo, Davi Cidade, que será o diretor de prova, e Rafael Rocha, representante do Grupo Lance, que também integra a organização do GP Brasil de Motocross.
De acordo com Rafael, tão logo sejam definidos os projetos, começam as obras. “Teremos mais uma vistoria da F.I.M no início do ano e no mês de abril ou início de maio será feita a vistoria final para adequação”, concluiu.
O lançamento oficial da prova deve ser feito no mês de dezembro, em Florianópolis.
Texto: Gerson Coas – Reportagem FCM – Fotos: Cláudio Silva