Criciúma perde de virada por 2 a 1 para o Brasiliense em Taguatinga

Paulo Evangelista | paulo.evangelista@rbsonline.com.br

O Criciúma perdeu, nesta terça, de virada para o Brasiliense por 2 a 1 na abertura da 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).

Com a vitória, o time de Brasília chegou aos 40 pontos e subiu uma posição, ocupando o 12º lugar, enquanto o Tigre permaneceu com 36 pontos, mas caiu uma posição na tabela, na 16ª colocação.

Risco de cair para a degola

A rodada terá continuidade na sexta-feira e no sábado. Dependendo dos resultados, o Criciúma ainda pode cair para a zona de rebaixamento. Contra isto, precisa torcer para uma derrota do Fortaleza, que enfrenta o CRB, na sexta-feira, além de uma vitória do Avaí sobre o Marília, no sábado, na Ressacada.

Na próxima rodada o Criciúma vai até o interior paulista onde enfrenta o Barueri, no dia 31, às 20h30min, no estádio Arena de Barueri (SP). No mesmo dia e horário, o Brasiliense recebe o ABC, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).

Primeiro tempo

A primeira etapa na Boca do Jacaré, em Brasília, começou muito fraca tecnicamente. As duas equipes mostraram por que fazem campanhas parecidas e apenas medianas na competição.

A primeira oportunidade de gol apareceu nos pés de Iranildo, aos dois minutos. O veterano meia do Brasiliense recebeu de Jobson e dentro da área chutou cruzado. A bola passou à direita do gol de Vinícius e saiu pela linha de fundo

Aos 11 minutos, o goleiro Vinícius errou na saída de bola e ela sobrou para Jobson, que entrou na área mas, na hora de concluir, o arqueiro do Tigre se recuperou e fez a defesa.

O Criciúma chegou ao ataque pela primeira vez aos 23 minutos. O meia Canindé cobrou falta no ângulo direito e o goleiro Guto mandou a bola para escanteio. Logo depois, aos 27 minutos, o Tigre teve outra chance de marcar, pelos pés de Canindé. Mateus recebeu pela esquerda e rolou a bola para o meia, que chutou forte. Guto, mais uma vez, fez uma grande defesa.

A partir dos 35 minutos o jogo ganhou em emoção. Aos 36, Iranildo cruzou da direita para Marcinho. O atacante chutou de primeira e a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Dois minutos depois, o Criciúma deu a resposta. Luciano Bebê ganhou do zagueiro adversário e cruzou para Luiz André, o volante pegou de primeira e o goleiro Guto fez boa defesa.

No último lance do primeiro tempo, aos 44 minutos, Luciano Bebê arrancou pela esquerda e cruzou para Zulu. O atacante dominou mal a bola e chutou em cima do zagueiro adversário, que mandou para escanteio.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes estavam dispostas a mudar o ritmo sonolento da partida no primeiro tempo.

Logo aos oito minutos, o Criciúma chegou ao seu gol. O lateral Patric recebeu pela direita e cruzou na área, o atacante Zulu subiu mais do que a zaga do Brasiliense e cabeceou sem chance de defesa para o goleiro Guto.

Com o gol, o Criciúma melhorou na partida e começou a ter mais posse de bola. Aos 11 minutos, Mateus arriscou de fora da área, a bola passou perto do gol do Brasiliense.

Aos 19 minutos, o Brasiliense chegou com Adrianinho, que entrou em campo somente na etapa final. O meia entrou na área e chutou cruzado, de esquerda e Vinícius fez uma grande defesa.

O Criciúma não suportou a pressão do time da casa e sofreu o empate aos 27 minutos. Depois da cobrança de escanteio, a bola sobrou para Adrianinho, que chutou de primeira da entrada da área, o goleiro Vinícius tentou mas a bola passou entre seus braços e entrou no gol. Brasiliense 1 x 1 Criciúma.

O gol deu nova vida ao Brasiliense, que partiu para cima do Tigre. Aos 38 minutos, depois de grande jogada de Jobson pela direita, Leandro Neto entrou de carrinho entre o goleiro Vinícius e o zagueiro Cláudio Luiz para virar o placar e colocar os donos da casa em vantagem. Brasiliense 2 x 1 Criciúma.

O Tigre ainda teve sua última chance de empatar a partida aos 44 minutos. O meia Luiz André dominou a bola no peito e soltou a bomba da entrada da área. A bola pegou no travessão e, na sobra, o atacante Zulu não conseguiu dominar.

 BRASILIENSE (2) CRICIÚMA (1)
Guto; Paulo Ricardo, Fábio Braz, Ailson e Edinho; Bidu, Juninho, Marcinho (Adrianinho) e Iranildo (Tiago Félix); Diogo (Leandro Neto) e Jóbson..
Técnico: Reinaldo Gueldini
Vinícius; Patric, Wescley (Cláudio Luiz), Everton e Mateus; Luis André (Maicon), Basílio, Coutinho e Canindé; Luciano Bebê (Acerola) e Zulu.
Técnico: Luiz Gonzaga Milioli
Gols: Adrianinho, aos 27 e Leandro Neto, aos 38 minutos do segundo tempo (B). Zulu, aos oito minutos do segundo tempo (C)
Cartão vermelho: Bidu (Brasiliense)
Cartões amarelos: Aílson e Bidu (Brasiliense). Basílio e Luciano Bebê (Criciúma)
Árbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), Flávio Gilberto Kanit (GO) e João Patricio de Araújo (GO)
Local: Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga-DF

Diário Catarinense