Pingüins aparecem mortos no Litoral Norte de SC

Doze pingüins e uma tartaruga apareceram mortos na orla de Balneário Piçarras, Litoral Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira. Os animais foram encontrados por moradores, que chamaram a Polícia Ambiental.

Segundo testemunhas, havia redes de pesca enroladas na tartaruga e em alguns pingüins. A pedido da Polícia Ambiental, os animais foram enterrados pelos moradores.

Durante o inverno, a aparição dos pingüins é comum na região. Mas a quantidade recolhida neste ano surpreende os pesquisadores.

— Foram dezenas, muito mais do que estamos acostumados — diz o coordenador do Centro Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar) da Univali, Gilberto Manzoni.

Atualmente, seis pingüins estão no centro de recuperação de aves marinhas da Univali em Penha, cidade vizinha de Balneário Piçarras. Quatro devem ser soltos no Sul do Rio Grande do Sul ainda nesta semana.

Segundo Manzoni, a chegada de pingüins cansados pode ser considerada comum. Os animais pegam correntes geladas do pólo sul e se perdem.

— Os ventos lestes, que empurram para a costa, estiveram muito fortes em setembro. Isso pode ter empurrado os animais para a terra — explica o pesquisador.

A Polícia Ambiental de Joinville, responsável pela área, deve ir a Balneário Piçarras nesta quinta-feira para verificar o que aconteceu.

 

 

A NOTÍCIA