Chapecó larga na frente nos Parajasc
No dia de seu aniversário de 91 anos, Chapecó abriu a quarta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Competição em que a cidade anfitriã saiu na frente na briga pelo título com o primeiro troféu, no ciclismo. A solenidade de abertura no estádio Índio Condá, emocionou os presentes.
— Assim como os Jasc fazem lembrar Brusque, o Parajasc lembra Chapecó — disse o presidente da comissão organizadora Gesélio Catalan.
Chapecó foi a primeira sede do evento e conquistou o troféu geral nas três edições realizadas até agora. Mas o mais importante, segundo Catalan, não é a vitória, mas a integração que o esporte proporciona.
Graças a competição, Marcos Aurélio Guieland, de 30 anos, foi um dos astros de Blumenau na vitória sobre Itajaí, no basquete masculino. A Síndrome de Dowm não foi empecilho para que ele fizesse as duas primeiras cestas do time e comemorasse com muita vibração.
Guieland já tem 24 medalhas em competições da Apae e Parajasc, em modalidades como futsal, judô e basquete. A meta do time é chegar na final, mas isso não é o mais importante. Poder estar jogando com os amigos de uma competição estadual, é o que mais importa.
Nesta terça-feira a competição começa às 9h com o basquete no ginásio Ivo Silveira, a bocha nos clubes Industrial, Parque Palmital, Abruic e Cachenerê; o futsal nos ginásios Geraldo Moura e Bela Vista e AABB; o atletismo no Complexo Esportivo Verdão e, o Goalball, às 15 horas, no ginásio do Cendi.
A competição vai até sexta-feira e reúne 1,5 mil atletas de 57 municípios. Eles estão divididos em quatro grupos de deficiências: mental, auditiva, física e visual.
DIÁRIO CATARINENSE