Afastado médico que cobrou por exame do SUS

O médico Fernando Slovinski, chefe do departamento de radiologia do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, foi afastado temporariamente da instituição após ser flagrado pela RBS TV cobrando R$ 3,5 mil para realizar um exame de tomografia e uma biópsia sem que a paciente precisasse aguardar na fila de espera do serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com base em uma radiografia, Slovinski disse à paciente, uma agricultora de 53 anos que não quis ser identificada, que um tumor poderia estar causando dores no ombro dela. O médico falou que a agricultora poderia ser tratada na sua clínica particular, o que seria muito caro, ou ficar na fila de espera do Celso Ramos, podendo levar até três anos para conseguir realizar o exame.

Segundo a filha da paciente, Slovinski disse que a agricultora não poderia aguardar esse tempo e que, por isso, faria a tomografia dentro do hospital mediante o pagamento de R$ 3,5 mil. No mesmo dia da consulta, a família pagou R$ 3 mil. O restante ficou para quando a biópsia estivesse pronta.

Em vez de sofrer de um câncer, como o médico suspeitava, o resultado do exame indicou que a agricultora sentia dores em decorrência de uma doença provocada por uma bactéria.

O diretor do Hospital Celso Ramos, Libório Soncini, disse que Slovinski o informou sobre o caso na tarde da sexta-feira e negou que tivesse cobrado pelo exame. No mesmo dia, o hospital afastou o médico e pediu à Secretaria da Saúde que abrisse uma sindicância para apurar o caso.

— Agora vamos deixar a sindicância mostrar o que ocorreu, mas esse é um problema pontual. A direção do hospital não aceita essa postura (de cobrar pelos atendimentos) de qualquer profissional — disse Soncini.

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, Anastácio Kotzias Neto, informou que o órgão também instaurou uma sindicância e disse que, se a irregularidade for confirmada, o médico será punido. O processo deve levar seis meses para ser concluído.

DIÁRIO CATARINENSE