Livro é produzido por alunos na Escola Fazenda Vitória
Alunos da 1º série do ensino fundamental, da Escola de Educação Básica Municipal Fazenda Vitória, bairro Porto da Galera, Canelinha, participam da criação de um livro.
A idéia surgiu quando a professora Maria Aparecida de Souza, a dona Cida, trabalhou a letra B. A professora e a turma, que é composta por 17 estudantes, construíram uma história coletiva chamada "A Baleia, o Bagre e a Borboleta". Em seguida a história ganhou formato de livro e cada aluno ilustrou o seu.
A construção do livro tem como objetivo despertar o interesse pela leitura e estimular a criatividade dos participantes. Com isso, eles passam a encarar o livro não mais como um objeto inacessível, mas sim como produto da criação do conhecimento e do trabalho dos indivíduos.
Os estudantes da 1ª série da Escola Fazenda Vitória fazem produção de texto no ensino fundamental conscientes sobre a necessidade deles entenderem para que e por quê produzem textos. A professora Cida estimula eles para essa produção, sobre a possibilidade de usar histórias e imitações no processo criativo e sobre a importância das crianças adquirirem vocabulário, entre outras coisas.
Fascinados com a criação do primeiro livro, ainda que de forma artesanal, um dos estudantes disse que quando crescer quer ser escritor.