Estado abre 900 vagas para Polícia Civil

O secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, assinou nesta terça-feira os editais para a abertura de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina.

Serão oferecidas 900 vagas para as carreiras de delegado de polícia, escrivão, comissário de polícia, escrevente e investigador policial.

Atualmente a corporação conta com 3 mil homens, 400 a menos do que em 1986.

Cerca de 55% dos funcionários contratados irão trabalhar nas cidades da Serra Catarinense e do Oeste do Estado.

O secretário Ronaldo Benedet afirmou que algumas comarcas dessas regiões estão sem delegados porque os policiais não querem trabalhar no interior do Estado. A situação mais grave ocorre nas áreas próximas a São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Chapecó. Para evitar que peçam transferência, existe a obrigação dos novos policiais permanecerem pelo menos cinco anos nos municípios em que forem enviados.

A falta de funcionário nas delegacias proporciona mais tempo para os criminosos fugirem ou destruírem evidências. Outra conseqüência é o atraso no envio dos processos para os fóruns, o que torna a Justiça mais lenta.

O problema se repete em Itajaí e Blumenau. Os municípios do Vale do Itajaí e do Litoral vão ficar com 35% das vagas. O chefe da Polícia Civil, Maurício Eskudlark, disse que a Grande Florianópolis ficará com 10% dos contratados. Ele revelou que o número ideal de policiais civis em Santa Catarina seria de 4,9 mil.

O currículo de formação dos policiais inclui aulas de tratamento ao público. O secretário admitiu que, muitas vezes, o atendimento prestado aos cidadãos nas delegacias não é adequado. Também serão investidos R$ 100 mil em cursos para 500 policiais que já estão na ativa.

Inscrições

As inscrições começam no dia 18 de fevereiro e terminam dia 19 de março. Elas podem ser feitas somente via Internet, no site www.acafe.org.br, link 'inscrição on-line' . As provas objetivas ocorrem em abril. As provas serão realizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Joinville.

 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE