Rua_Rosinha_Laus___Centro

Canelinha conta os prejuízos após chuvas

A chuva que não parou durante quarta (30) e quinta-feira (31) da semana passada deixou um rastro de destruição, inundações, alagamentos e prejuízos ao município de Canelinha. Após todo o sofrimento causado pela natureza, moradores, comerciantes e o poder público trabalham na recuperação das danificações, além de contarem os prejuízos.

No centro da cidade, um dos locais mais afetados foi a Rua Rosinha Laus. Diversas casas sofreram com a água, que invadiu as residências. Além de ter os móveis de sua residência danificados, um morador ainda teve o desconforto de não poder tirar seu carro a tempo e vê-lo ser tomado pela água.

No centro da cidade, à margem esquerda da Rodovia SC 411, sentido Canelinha Tijucas, a empresa Estovale foi inundada. Na mesma rua, diversas famílias também tiveram suas casas invadidas pela água. Muitos tiveram que abandonar suas respectivas residências e passar a noite na casa de parentes ou na sede da Apae local. Outros locais que sofreram com inundações foram a Rua Lúcio Duarte de Souza (Centro), Rua Padre Januário Testa (Índia), além dos bairros Papagaios e Galera. No total, aproximadamente 30 casas sofreram inundações em todo o município.

As quedas de barreiras foram uma constante nesses dois dias, principalmente nas vias dos bairros Moura, Rolador e Rio da Dona. Barrancas de rio e ribeirões também foram registradas nos bairros Moura, Galera e Papagaios.

Cabeceiras de pontes foram destruídas pelas correntezas dos rios ou ribeirões. Essas destruições ocorreram nas localidades de Vila Nova, Sorocaba e Galera. "Todas já foram recuperadas com recursos do próprio município", destacou Carlos Alberto Voltolíni, Secretário de Transportes e Obras. Desde a última sexta-feira (01) o município vem realizando a recuperação de estradas, bueiros e cabeceiras de pontes.

A Defesa Civil do Estado já foi notificada sobre a situação de emergência de Canelinha. Além disso, um relatório está sendo elaborado e será encaminhado pelo prefeito em exercício, Antônio da Silva (PP), aos órgãos competentes em Brasília. "Já contactamos o deputado federal João Pizzolati (PP), ao qual se comprometeu em buscar ajuda na capital federal", disse. Tônho embarca para Brasília no início da próxima semana. Os prejuízos estão calculados em R$ 400 mil.

Matéria: JULIANO CÉSAR
Assessor de Imprensa