Processos serão revistos em Tijucas

A gerente do INSS para o Sul do país, Eliane Luzia Schmidt, disse ontem que todos os processos de aposentadoria feitos na agência da Previdência Social em Tijucas serão revistos.

Ela também determinou o afastamento temporário dos 11 funcionários da agência, apesar de acreditar que o único envolvido no esquema de fraude de aposentadorias seja João Roberto Porto, que foi preso ontem. Eliane disse que tudo leva a crer que Porto atuava sozinho no golpe, sem ajuda ou conhecimento dos colegas. Mesmo assim, considerava prudente afastar a equipe.

– Eles ficam afastados por 30 dias. Faremos um trabalho especial com eles no período, uma reciclagem – disse.

Oito funcionários da Previdência Social de outras cidades do Estado foram escalados para atender em Tijucas pelos próximos 30 dias.

Aposentados podem ser chamados em casa

Ontem, por causa da operação da Polícia Federal e do afastamento da equipe, a agência ficou fechada até as 12h. O atendimento só foi restabelecido à tarde, mesmo assim em ritmo diferente do habitual.

A gerente disse que, se houver necessidade, os titulares de aposentadorias com suspeita de fraude serão chamados a comparecer à Previdência Social e a apresentar documentos.

Seria um procedimento semelhante ao recadastramento nacional de aposentados deflagrado há dois anos.

– Ninguém deve se precipitar. Só chamaremos os casos com alguma suspeita. Comunicaremos o titular por carta. Ninguém tem que entregar documentos ou cartão de banco a desconhecidos – alertou.

O comunicado por carta e o comparecimento à agência, disse Eliane, é uma forma de evitar golpes. De acordo com ela, em situações como essa já houve casos de estelionatários que se apoderaram de senhas e cartões de banco de aposentados fingindo ser agentes da Previdência Social.

Em caso de irregularidades nas aposentadorias, os titulares terão de devolver o dinheiro e serão responsabilizados judicialmente.

– Faremos uma revisão rigorosa, com apoio de uma equipe externa – anunciou ela. (J.B.)

Tijucas

A aposentadoria legal
Por tempo de serviço
O homem pode se aposentar com 35 anos de contribuição
A mulher pode se aposentar com 30 anos de contribuição
Por idade
Homens com 65 anos podem requerer aposentadoria
Mulheres com 60 anos podem requerer aposentadoria
Por incapacidade
Homens e mulheres devem passar por perícia para provar incapacidade para o trabalho.
Trabalhador rural
O tempo de contribuição (35 ou 30 anos) ou a idade mínima (65 ou 60 anos) diminuem em cinco anos para o caso do trabalhador rural.
Fonte: Previdência Social
Os números
950,8 mil é o total de aposentadorias pagas em SC
8,9 mil é o total de aposentadorias pagas em Tijucas
Fonte: Previdência Social

 

Multimídia

Fonte: Diário Catarinense