Superintendente do Porto de Itajaí é afastado

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PT), decidiu afastar do cargo o superintendente do Porto de Itajaí, Wilson Rebello, até que ele prove a inocência. Do contrário, será afastado definitivamente. Rebello é uma das 10 pessoas presas nesta segunda-feira acusadas de fraudar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

De acordo com a Polícia Federal (PF), Rebello e o secretário do Sindicato dos Motoristas de Itajaí, Carlos Cesar Pereira, 48 anos, agenciavam pessoas sem direito aos benefícios da Previdência Social para receberem aposentadorias ou pensões do INSS. O rombo nos cofres públicos pode chegar a R$ 6 milhões.

O nome do novo superintendente do porto será anunciado pelo prefeito de Itajaí nesta terça-feira. As informações são do secretário de comunicação da prefeitura, Normélio Weber.

O advogado de Rebello, Denísio Dolásio Baixo, que também defende outros dois acusados de participar do esquema, disse que seus clientes não sabiam que as aposentadorias encaminhadas ao servidor do INSS de Tijucas, João Roberto Porto, eram conseguidas através de fraude.

Denísio também é advogado de Mailton Pedro de Souza, filiado ao Sindicato dos Motoristas de Itajaí, e de Anildo Pacheco (empregado de Eliomar de Souza, microempresário e irmão de Mailton).

Segundo o advogado, Wilson Rebello revelou que o funcionário era somente um conhecido, que o superintendente indicava para pessoas que queriam se aposentar.

— Os valores pagos pelos contribuintes ao funcionário do INSS de Tijucas eram entendidos por Rebello e meus outros dois clientes como pagamento de contribuição atrasada. Até serem procurados pela Polícia Federal, eles desconheciam que os processos eram aprovados através de falsas determinações judiciais ou cobranças indevidas.

O advogado acrescentou que Rebello não recebia qualquer quantia pelas indicações e que a aposentadoria do próprio superintendente do porto, divulgada pela PF como parte da fraude, é regular e será comprovada com documentos. os.

Fonte: Jornal de Santa Catarina