Tragédia mata seis catarinenses

Era para ser um passeio de dois dias para conhecer as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) e fazer compras no Paraguai. Mas por volta das 6h de sábado, depois de 10h de viagem, a diversão virou desespero e dor.

O ônibus da empresa Catarinão Transporte e Turismo, que saiu de Joinville às 20h de sexta-feira com 40 passageiros e dois motoristas, bateu de frente com um Golf, com placas de Cascavel, no km 565 da BR-277. O carro teria invadido a pista contrária 25 quilômetros antes da entrada de Cascavel, Oeste do Paraná.

Com o impacto, os dois veículos pegaram fogo. Em um cenário de horror, os passageiros e motoristas travaram uma verdadeira batalha para escapar das chamas. No desespero para abrir as saídas de emergência, o motorista Ênio Fritsch conseguiu quebrar cinco janelas.

Dos 40 passageiros, seis morreram. Todos eram catarinenses e moravam em Joinville. O Instituto Médico Legal de Cascavel não confirma os nomes dos passageiros nem do motorista do carro, que era paulista.

Corpos levarão 30 dias para serem identificados

A identificação dos corpos deve levar cerca de 30 dias por causa da análise do DNA. Até agora, apenas Nelson Rudnick, 43, e Josiane Aparecida Carvalho, 37 anos, foram identificados. Nelson – marido de Solange, organizadora da excursão – estava na cabine do motorista. Ele foi lançado para fora. Josiane, conforme passageiros, para fugir da fumaça, pulou de cabeça para fora do ônibus e teve traumatismo craniano. Ela foi socorrida, mas morreu dez horas depois.

Os corpos de Josiane e Nelson foram sepultados, ontem, no Cemitério Municipal de Joinville. Até o final da tarde de ontem, apenas seis passageiros continuavam internados no Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. A maioria dos sobreviventes embarcou para Joinville ontem.

Os mortos da tragédia
Passageiros do ônibus