Brasil é bicampeão mundial

A Seleção Brasileira entrou no Tokyo Metropolitan Gymnasium, ontem, com o primeiro objetivo assegurado: a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Faltava confirmar o bicampeonato da Copa do Mundo masculina de vôlei. E ele veio, como sempre, de forma emocionante: vitória sobre o Japão, por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/18.

Foi o 21º título do time em 26 competições sob o comando de Bernardinho, que assumiu o cargo de treinador em 2001. A Rússia, medalha de prata, e a Bulgária, de bronze, também asseguraram as vagas olímpica. O oposto André Nascimento, com 23 acertos, foi o maior pontuador, enquanto o ponteiro Dante recebeu o prêmio de melhor jogador da partida.

Este último, inclusive, foi eleito o melhor atacante da competição. Outros brasileiros foram premiados: capitão Giba (melhor jogador da Copa do Mundo) e Sergio Escadinha (melhor líbero). O técnico Bernardo Rezende disse que o jogo foi muito difícil, além de ter sido tenso como o de sábado, contra a Rússia.

– Conseguimos controlar os japoneses, tanto no segundo quanto no terceiro set. Eles vieram para o tudo ou nada, arriscando no saque. Mas conseguimos ter a maturidade demonstrada durante a competição e chegamos à vitória – afirmou Bernardinho.

Sobre a reabilitação do Brasil dentro da própria competição, Bernardinho explicou:

– É difícil uma equipe se manter invicta durante oito anos. Além disso, essa equipe teve momentos importantes com a entrada do Marcelinho, que havia treinado e jogado pouco com o time.

O treinador brasileiro comentou sobre o equilíbrio na disputa pelas vagas restantes para os Jogos Olímpicos.

– A briga no Pré-Olímpico Europeu será dura, com Itália, Polônia, Sérvia e Espanha, assim como na Norceca, com Estados Unidos e Porto Rico, estes dois últimos que fizeram boas campanhas na Copa do Mundo – destacou o treinador.

Equívoco do técnico prejudicou japoneses

Maior pontuador da partida, André Nascimento reconheceu os méritos do Japão no primeiro set e elogiou a atitude do Brasil nos demais:

– Nosso time entrou com a postura correta. O Japão venceu com méritos o primeiro set. Arriscou tudo no saque e nos desestabilizou. Mas, depois, encontramos o nosso jogo e chegamos à vitória.

O erro do técnico japonês, que entregou a listagem oficial do time no quarto set diferente da que estava em quadra – o Japão chegou abrir 7 a 2 no placar quando todos os seus pontos foram retirados por causa da falha – também foi lembrado pelo atacante.

– Deus agiu a nosso favor. O Japão estava conseguindo uma boa seqüência de saques e a partida estava complicada naquele momento – destacou André Nascimento.

clicRBS
Confira as fotos da final da Copa do Mundo de Vôlei

Fonte: ClicRBS e Diário Catarinense