Todos por Canelinha

O Município de Canelinha está realizando o seu Plano Diretor Participativo. Enquanto não iniciam as oficinas, que vão definir as estratégias do plano diretor, a comunidade aprovou a apresentação das futuras atividades e as pesquisas de campo, que foram explicadas na noite de quinta-feira (04), na Câmara de Vereadores.

Participaram do evento, a sociedade civil, os delegados responsáveis pelos bairros e centro, o prefeito municipal, Eloir João Reis (PSDB), o Lico, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Honorato Cardoso Filho (PMDB), o Chico, além dos vereadores Zulmar Lino de Simas, Alécio Raitz (PMDB), Antonio Carlos Flores (PSDB), o Toninho da Casan e Arlindo Guilherme Weber (PSDB).

A apresentação das atividades foram feitas pela arquiteta Valesca e a engenheira Eugênia Karnaukhova.

Ambas representam a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.

Para a engenheira Eugênia, o Plano Diretor visa definir diretrizes e regras que vão desde um local adequado para a construção de casas, até uma área industrial. "O plano diretor não é contra o crescimento da economia, e sim, a favor da qualidade de vida e de uma cidade ideal para todos", frisou Karnaukhova.

O prefeito Lico confia no trabalho das profissionais Valesca e Eugênia e também confia na comunidade de Canelinha. "Tenho certeza que a comunidade saberá definir o que é melhor para cada bairro", destacou Lico.

DESABAFO
O presidente da Câmara, Chico, aproveitou o encontro para desabafar. Ele diz estar decepcionado com a Justiça e o Ministério Público, quanto à situação de degradação ambiental na Fazenda Vitória. "Já fui até ao Ministério Público Federal, mas até agora nada foi feito. Me tornei um descrente da Justiça brasileira", desabafou Chico.

Oficinas vão definir as diretrizes do Plano Diretor

Serão quatro dias de oficinas que devem ter intensa programação e debate sobre a cidade. No primeiro dia, uma quinta-feira, 18 de outubro, haverá a definição dos eixos estratégicos do município. O segundo encontro acontece na sexta-feira, 19 de outubro, onde acontece a definição do Macrozoneamento. No terceiro e quarto encontro, que acontecem nos dias 29 e 30 de outubro, respectivamente, será definido o zoneamento urbano.

São nessas oficinas de planejamento estratégico que serão definidos os principais aspectos para a elaboração da pré-proposta do Plano Diretor Participativo de Canelinha. Com aspectos aprovados, estes se incluíram na proposta final. Vale ressaltar que sempre haverá a participação popular.

Vão participar das oficinas, os delegados eleitos nas reuniões comunitárias, o Conselho Municipal do Plano Diretor, a Comissão Executiva do Plano Diretor da Prefeitura Municipal, os técnicos da Granfpolis dois doutores com ampla experiência em planejamento.

Matéria: Juliano César
Correio Catarinense